quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Complexo de Barra do Furado recebe visita de equipe da Petrobras

Cada vez mais empresas são atraídas pelo desenvolvimento que virá a reboque do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, entre os municípios de Campos e Quissamã, cujas obras de infraestrutura estão a todo vapor. De olho na proximidade com as plataformas da Bacia de Campos, a Petrobras estuda a possibilidade de participação em um terminal de apoio offshore. Técnicos da empresa visitaram nesta terça-feira (27) as obras de Barra do Furado e avaliaram o benefício estratégico da região e a garantia de negócios com bons resultados.
 
A Petrobras está estudando a possibilidade de desenvolver uma parceria com a empresa BR Offshore, que está implantando uma base de apoio e um estaleiro de reparo naval em Barra do Furado. “Quissamã está preparada para o desenvolvimento que vem por aí, inclusive com a estruturação da ZEN 4 (Zona Especial de Negócios 4), que é uma área de concentração de empresas de apoio offshore”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro, destacando que já foram confirmados o estaleiro STX e a base da apoio Dock Shore.

Avaliando a situação da região, o secretário disse que a base da Petrobras em Imbetiba, Macaé, já está sobrecarregada. “Isto já significa uma forma de atração para outros pontos, visando atender a demanda”, disse, ressaltando, ainda, a proximidade do Complexo com as plataformas da Bacia de Campos, em uma faixa de 100 km. “Na verdade, além da proximidade entre a Bacia de Campos e a área do empreendimento, vale destacar que neste local existe toda uma estrutura, com bons investimentos e porto em localidade de alto movimento”, explicou o presidente da BR Offshore, Ricardo Vianna.

Considerando a área do Complexo como ponto estratégico, o empresário disse que, desde 2010, 42 localidades foram avaliadas entre Espírito Santo e Santa Catarina, mas a melhor estrutura foi encontrada na região. A partir daí, a empresa visa iniciar, em abril de 2013, a construção da base de apoio Terminal de Serviços e Logística de Barra do Furado e do Estaleiro Barra do Furado – de reparos em embarcações de apoio offshore. “Acredito que em junho de 2014 deve estar tudo pronto”, avaliou.

Fonte: Campos24horas.

Nenhum comentário: