quarta-feira, 10 de outubro de 2012

JOAQUIM BARBOSA SERÁ O PRIMEIRO NEGRO A PRESIDIR O STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai eleger hoje o ministro Joaquim Barbosa como presidente da corte. O atual-vice-presidente do STF e relator do processo do mensalão só deve assumir o cargo em novembro, quando o atual presidente, ministro Carlos Ayres Britto, se aposentará compulsoriamente ao completar 70 anos. O vice-presidente do Supremo será o revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski. A eleição deve ser rápida e ocorrer antes do início da sessão de hoje do julgamento do mensalão. Joaquim Barbosa será o primeiro negro a assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal. 

Joaquim Benedito Barbosa Gomes nasceu na cidade mineira de Paracatu em 7 de outubro de 1954. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.
Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) (1979-84). Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993.
 Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade. Foi indicado para o STF pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva em 2003.

5 comentários:

Jorge disse...

Esse cara é bom !!! Parabéns !!!

Anônimo disse...

Caramba, com um currículo desse ele merecia muito mais !!!

Carolina disse...

Finalmente os negros estão sendo reconhecidos pelo talento. Parabéns ao Joaquim Barbosa !

Juarez Silva disse...

Sr. Altamir, uma notícia como essa muito nos orgulha, pois os afro-descendentes ainda sofrem muitos preconceitos no nosso País. Mas ainda bem que existem exemplos, como o Ministro Joaquim Barbosa, com essa grade curricular extensa e invejável, para nos estimular a prosseguir caminhando. Parabéns para ele !!!

Anônimo disse...

Esse ministro é fera, gosto dele. Parabéns !!!