terça-feira, 12 de junho de 2012

Enem deste ano já contará como forma de ingresso na UFF


A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou que a partir de 2013 não realizará mais seu tradicional vestibular. Para concorrer às vagas nos cursos de graduação da instituição no ano que vem, os candidatos precisarão necessariamente prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) edição 2012.

Os estudantes deverão inscrever-se também no Sistema de Seleção Unificada do MEC (Sisu), edição 2013, para se candidatarem às vagas ofertadas pela UFF.

Segundo critérios do MEC, apenas podem participar do processo seletivo do Sisu 2013 os candidatos que obtiverem nota acima de zero na prova de redação aplicada no Enem 2012. O Sisu utiliza as notas do Enem como parâmetro de classificação, considerando o número de vagas em cada curso, por modalidade de concorrência. No momento da inscrição, o estudante precisará escolher até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições de ensino, de acordo com sua preferência. Além disso, o candidato terá que definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

O coordenador-geral da Coordenação de Seleção Acadêmica (Coseac) da UFF, professor Néliton Ventura, frisa a importância dos estudantes que almejam uma vaga na instituição realizarem todos esses passos, pois não haverá outra forma de ingresso na universidade a partir de 2013. A mudança foi proposta pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF (CEP).

“Existe a expectativa de que o acesso à universidade seja democratizado, que mais jovens possam ter acesso ao ensino superior. A UFF também precisava engajar-se nessa política que ocorre em nível nacional”, explica.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sendo a nível nacional, possibilita que muitos que não fariam, possam ter a oportunidade merecida!!! Excelente!!!