sexta-feira, 29 de junho de 2012

Eletrodomésticos devem receber selo do Inmetro a partir do dia 1º


A partir do próximo domingo (1º), os fabricantes de eletrodomésticos estão proibidos de entregar para os varejistas, produtos sem a certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Segundo o Instituto, os fabricantes terão de atender as determinações das Portarias do Inmetro nº 371/2009 e nº 328/2011, que estabelecem requisitos de conformidade para aparelhos eletrodomésticos e similares.

Os varejistas que ainda possuem eletrodomésticos sem certificação poderão comercializar esses produtos até o dia 31 de dezembro de 2012.

Conforme o Inmetro, o objetivo da certificação é ampliar a segurança dos produtos, principalmente no que diz respeito à parte elétrica.

Será obrigatória a certificação por OCPs (Organismos de Certificação de Produtos) de 97 famílias de eletrodomésticos, dentre eles: cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, fogões e fornos elétricos, secadoras de roupa, ferros de passar, torradeiras, sanduicheiras, máquinas de lavar louças, adegas, congeladores e conservadores comerciais, aquecedores híbridos de acumulação, bombas de calor, banheira de hidromassagem (bomba) e secadores de cabelo.

Nenhum comentário: