sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Arquivo Público comemora hoje 11 anos de história

Foi em dezembro de 2003 que o escritor, historiador e memorialista Waldir Pinto de Carvalho esteve pela última vez no Arquivo Público Municipal. Acompanhado de membros da família, e já com a saúde debilitada, deixou sob a tutela do arquivo algumas preciosidades, como radionovelas que escreveu na década de 50. Dois anos depois de seu falecimento, que aconteceu em 2007, sua história com o arquivo ganhou ares de eternidade e, em 2010, o local foi batizado com seu nome. O Arquivo completa hoje 11 anos e uma programação cultural será desenvolvida no local.

A data marca o dia da promulgação da Lei que o criou e as atividades serão desenvolvidas a partir das 16h, começando com uma espécie de prestação de contas das ações desde 2009, seguindo com apresentação de “sado”, por antigos moradores da Fazenda do Colégio, maculelê e capoeira com os alunos da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, e encerrando com uma feijoada.

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, o Arquivo abriga acervos preciosos, livros de registros da Câmara Municipal, testamentos e inventários recolhidos do Fórum e coleção de jornais editados em Campos e é endereço certo para os amantes da História.

Para felicidade dos que se dedicam às pesquisas, o acervo não para de crescer e possui também outra raridade que chegou recentemente: partituras, também datadas do início do século XX, que também estão disponíveis para consulta.

O mais importante é a quantidade de documentos colocados à disposição do público, não só com a finalidade da pesquisa científica, mas coisas que podem ajudar as pessoas no seu dia a dia.

Muitas pessoas têm procurado inventários, demarcações de terras, buscando informações do passado que vão beneficiá-las no presente. As visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone 27339999.

As grossas paredes do velho solar servem de abrigo para um passado que vem à tona toda vez que um de seus antigos livros é folheado. O Arquivo completa hoje uma década e um dia, de uma história sem data para terminar.

Fonte: O Diário.

Nenhum comentário: