sábado, 30 de julho de 2011

Dilma convida o mundo a conhecer o Brasil na Copa 2014


Durante a cerimônia de sorteio dos grupos para as eliminatórias da Copa de 2014, hoje (30), na Marina da Glória, no Rio, a presidenta Dilma Rousseff convidou o mundo a conhecer o Brasil e os brasileiros. “O Brasil continua a ser identificado como o país do futebol. E isso nos envaidece. Nós amamos o futebol. Ganhamos cinco copas do Mundo e aqui nasceram muitos dos maiores craques de todos os tempos”, disse, fazendo referência especial a Pelé, presente na cerimônia e escolhido embaixador honorário do Mundial de 2014.

“Convido os povos do mundo inteiro a conhecer o Brasil e os brasileiros. Encontrarão um Brasil muito bem preparado para realizar a Copa. Com toda a infraestrutura necessária: transporte, tecnologia de comunicação e muita segurança”, completou.

A presidenta lembrou que o país hoje apresenta uma economia estável e em crescimento e que tem outros motivos de orgulho, além do futebol. “Somos um país que promove a inclusão social e que tem na diversidade étnica, cultural e religiosa uma de suas maiores riquezas e que convive respeitosamente com o meio ambiente”.

Dilma Rousseff afirmou que o país estará pronto em 2014 para receber o maior evento mundial do futebol. “Estamos fazendo a nossa parte para que a Copa seja a melhor de todos os tempos. Estejam certos de que esse novo Brasil estará pronto para encantar o mundo em 2014”, finalizou.

A Marina da Glória, onde está feito o sorteio preliminar das chaves da Copa, é um dos cartões-postais da cidade. Um forte esquema de segurança foi montado, com a participação de cerca de mil homens das polícias civil, militar e federal e bombeiros.

A estimativa é que 600 milhões de pessoas estejam acompanhando o sorteio, primeiro grande evento da Copa do Mundo no Brasil. A polícia faz o patrulhamento marítimo em torno da Marina da Glória. O espaço aéreo num raio de 3 quilômetros do local foi fechado. Por isso, o Aeroporto Santos Dumont só reabrirá às 18h.

Fonte: Agência Brasil.
Foto: Wilson Dias/ABr.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Inauguração da sede própria do Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético



Na quarta-feira (27) o Vereador Altamir Bárbara esteve presente na inauguração da sede própria do Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, um dos 14 pólos do Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), na Rua Salvador Corrêa, em frente à Capela do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora.

O espaço foi, totalmente, reformado e adaptado para atender aos pacientes, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Antes, esses pacientes eram atendidos em um imóvel alugado, próximo ao Hospital Escola Álvaro Alvim.

O Centro de Referência dispõe de atendimento médico com cirurgião vascular, endocrinologista, ortopedista e clínico geral, além de nutricionista, podólogo, duas assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Fonte: Site Câmara Campos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Novas regras para os planos de saúde a partir de hoje


A partir de hoje (28), mais de 13 milhões de usuários de planos de saúde terão direito de mudar de operadora sem precisar cumprir novos prazos de carência. As operadoras tiveram 90 dias para se adaptar à nova regra estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esse prazo terminou ontem (27).

Com a norma, quem se beneficia são os clientes de planos de saúde individual, familiar e coletivo por adesão (contratado por conselhos profissionais, entidades de classe, sindicatos e federações). Esse último grupo representa mais de 5 milhões de usuários. A ANS espera aumentar a concorrência no mercado e melhorar o atendimento ao consumidor.

Para fazer a portabilidade, o cliente precisa estar com o pagamento das mensalidades em dia. A nova regra permite que ele mude de um plano de abrangência municipal, por exemplo, para outro com cobertura em todo o estado ou nacional. O usuário terá quatro meses a partir do mês de aniversário do contrato para fazer a mudança, e não mais dois meses como era anteriormente.

A ANS criou também uma portabilidade especial para usuário de plano de saúde que está sob intervenção da agência ou em processo de falência e para quem perdeu direito ao plano por causa da morte do titular. Nesses casos, a portabilidade não está limitada ao mês de aniversário do contrato nem é exigida uma permanência mínima no plano para pedir a mudança.

A nova norma não vale para planos coletivos contratados por empresas para seus funcionários, os chamados planos empresariais.

Fonte: Blog de Marcinha Lemos.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PELÉ EMBAIXADOR DA COPA DO MUNDO


A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta terça (26) o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, "embaixador honorário" do Brasil para a Copa de 2014.

Dilma se reuniu com Pelé e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, em seu gabinete, no Palácio do Planalto. O rei do futebol afirmou que "não poderia deixar de aceitar" o convite de Dilma. Ele terá como função fazer a promoção no país e no exterior da Copa do Mundo do Brasil. A função não é remunerada.

"Eu não poderia deixar de aceitar esse convite da nossa presidenta. Como brasileiro vocês sabem que eu já faço isso desde quando nasci. Desde a primeira Copa do Mundo que eu defendo e faço a promoção do Brasil. É uma responsabilidade muito grande, mas eu não poderia deixar de aceitar", disse Pelé.

Fonte: Blog de Claudio Andrade e Blog de Marcinha Lemos.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia da Vovó - 26 de Julho

Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais.

Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.

Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados, o dia 26 de julho, que é mais conhecido como o dia da vovó.

O surgimento e criação dessa data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.

No dia da vovó podemos fazer várias programações para distraí-los, além de se tornar uma diversão para a família, como: fazer um passeio num parque, assistir a um filme do gosto deles, fazer uma reunião de família onde todos possam expressar seu amor e carinho pelos mesmos, etc.

Além disso, oferecer lembrancinhas e presentes para agradá-los também é uma forma de mostrar que são amados e que recebem consideração. Os objetos a serem oferecidos devem estar de acordo com as idades e os interesses dos avós, para não ficarem guardados. Normalmente gostam de perfumes suaves, cremes, sabonetes, pijamas ou camisolas de malhas confortáveis, roupões de banho, chinelos que acondicionem bem os pés, sapatos baixos e confortáveis com solado antiderrapante, dentre vários outros.

Os idosos também gostam muito de ser ouvidos. Quando encontram pessoas que lhes dão atenção, gostam de relembrar os tempos passados, da época em que eram jovens e contar casos engraçados e interessantes.

Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.

Parabénsssss!!!!!!!

Morre o jornalista Rogério Marinho, vice-presidente da Infoglobo, empresa responsável pelos jornais O Globo, Extra e Expresso


Morreu na manhã desta segunda-feira (25), no Rio de Janeiro, o jornalista Rogério Marinho, vice-presidente da Infoglobo, empresa responsável pelos jornais O Globo, Extra e Expresso. Ele tinha 92 anos e era irmão do jornalista Roberto Marinho.

Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, desde quarta-feira (20). Segundo os médicos, ele morreu de insuficiência respiratória aguda. Ele deixa mulher, filha e netos. O velório foi realizado até as 18:30h da tarde de ontem (25), na capela 1 do cemitério São João Batista, também no bairro de Botafogo e na quinta-feira (28), será cremado no Crematório do Caju, Zona Portuária do Rio.

Rogério Marinho era carioca e nasceu no dia 15 de maio de 1919. Se formou em direito, mas dizia não ter vocação para a carreira nos tribunais. "Eu não tenho nenhum pendor para letras jurídicas. Confesso que foi uma das coisas que me arrependi na vida, mas eu queria fazer algo que tivesse alguma coisa com o jornalismo", disse em uma entrevista.

Aos 18 anos foi trabalhar no jornal fundado pelo pai, o jornalista Irineu Marinho, e dirigido pelo irmão, Roberto. Ocupou os cargos de editor, diretor substituto e vice-presidente do O Globo. Fez críticas de cinema e criou a figura do bonequinho, que até hoje avalia os filmes em cartaz, no Segundo Caderno. Também fez reportagens e trabalhou na área de esportes. Torcia com paixão pelo fluminense.

Na Rádio Globo foi o responsável pela contratação de um dos maiores sucessos do rádio brasileiro, o radialista Haroldo de Andrade, até então pouco conhecido, para substituir o principal comunicador, que tinha deixado a empresa."Eu não ouvia o Haroldo de Andrade, mas comecei a pesquisar e vi que ele era o homem indicado. Graças a deus, eu acertei em cheio", disse sobre a contratação.

Envolvido com causas ambientais, contou o episódio que despertou nele o interesse pela natureza: "Eu usava atiradeira, usava uma espingardadinha que eu tinha, matava camaleão no morro. De repente eu comecei a ver a vida, o que era aquilo. E eu estava matando vidas, e aí comecei a me interessar pelo meio ambiente".

Fonte: Agência de Notícias - Jornal Floripa e G1 Notícias.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

25 de Julho - Dia do Motorista


Numa data importante como esta, o nosso reconhecimento a você, profissional que dedica sua vida a transportar sonhos e histórias...

Ninguém melhor que você para mudar a realidade do nosso trânsito e promover uma circulação mais segura, que valorize nosso bem maior: a vida!!!

Ja podemos ver pelas ruas, motoristas e passageiros usando o cinto de segurança e as pessoas voltando para casa de taxi ou de van depois das festas. Nestas mudanças de comportamento, os motoristas profissionais exercem papel fundamental, pois além de suas vidas, trasnportam milhares de outras.

Parabéns!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz Dia do Amigo!!!



"Ser amigo não é coisa pra...
Se conseguir do dia pra noite...
São gestos, palavras, sentimentos...
E cumplicidade que no decorrer...
Do tempo não se apagam jamais..."

(Vania Staggemeier)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Compensação de cheques fica mais rápida a partir de hoje


A partir de hoje (19), o prazo para compensação de cheques com valor inferior a R$ 299,99 passará a ser de dois dias úteis, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Para cheques acima de R$ 300, o prazo será de um dia útil. Antes, os prazos eram de quatro e dois dias, respectivamente.

Segundo a Febraban, nos dois casos, o prazo menor irá vigorar em todo o território nacional, acabando com as diferenças regionais. Em locais de difícil acesso, os cheques, até então, poderiam levar até 20 dias úteis para ser compensados.

O prazo menor no processo de compensação estava previsto desde 20 de maio, quando os bancos passaram a operar a Compensação Digital por Imagem. O projeto começou a ser desenvolvido em 2009 pela Febraban.

De acordo com a Febraban, além de unificar a compensação no país, outra vantagem importante da Compensação Digital por Imagem é a segurança. “Com a eliminação do trajeto físico do cheque, reduz-se a possibilidade de clonagem, extravio, perdas e roubo”, diz a federação, em nota. A expectativa da Febraban é reduzir “a clonagem e a falsificação dos cheques, que proporcionaram, em 2010, prejuízo estimado em R$ 1,2 bilhão para o comércio e de R$ 283 milhões para os bancos”.

“Do ponto de vista ambiental, o benefício também é importante, pois contribui para a redução expressiva de emissões de CO2 na atmosfera”, acrescenta a Febraban.

No processo de compensação por imagem, o banco captura as informações do cheque, por meio de código de barras, e a imagem do cheque. Depois, encaminha as informações e o cheque escaneado para a Câmara de Compensação do Banco do Brasil (BB), que faz o processamento desse arquivo e o encaminha ao banco de origem, que fica com o cheque físico.

Fonte: Agência Brasil.

Chuva atinge quase 5 mil pessoas em Pernambuco

Mais de 4,9 mil pessoas perderam suas casas ou tiveram de deixá-las em Pernambuco por causa da forte chuva que atinge o estado desde o final de semana. No total, são 342 famílias desabrigadas (perderam a casa) e 645 desalojadas (tiveram de abandonara a residência), conforme último boletim da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

O município de Goiana, cerca de 60 quilômetros da capital pernambucana, tem o maior número de pessoas desabrigadas e desalojadas, superior a 3,5 mil. Foram confirmadas nove mortes no estado, sendo quatro em Camaragibe, três em Olinda e duas em Recife.

Já são 12 municípios atingidos pela chuva no estado. A cidade de Camutanga, no norte da Zona da Mata, foi o último a entrar na lista. Até o momento, a Codecipe não decretou situação de emergência ou estado de calamidade pública em nenhum deles.

Fonte: Agência Brasil.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Curso de informática para a comunidade


O DDIEx - Departamento de Desenvolvimento Institucional e Extensão do IFF, com o objetivo de democratizar o acesso aos computadores e propiciar o domínio do uso de diferentes tecnologias, de forma a possibilitar a inclusão de jovens e adultos no cotidiano social e favorecer a inserção no mundo do trabalho, abre inscrições a partir de hoje(18), se extendendo até amanhã(19), para 140 vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada. São cursos básicos de Windows, Word e Internet.

As vagas são destinadas a pessoas com idade mínima de 15 anos e escolaridade até 7ª série do fundamental, antiga 6ª série. O edital prevê que as inscrições ocorrerão das 8h às 19h, no IF Fluminense Campus Campos Centro / Central de Inscrições e que as aulas terão início a partir do dia 08 de agosto de 2011. Findo o oferecimento de vagas, haverá uma lista de espera, durante o período de inscrição, que será utilizada em caso de desistência de inscritos.

Os candidatos deverão apresentar no momento da inscrição os seguintes documentos: Cópia do CPF, da carteira de identidade ou da certidão de nascimento/casamento e cópia do comprovante de escolaridade. Cursos têm carga horária total de 50 horas/aula e semanal de 4 horas/aula.

Fonte: Site do IFF - http://www.iff.edu.br

domingo, 17 de julho de 2011

R$13 milhões da OSX para qualificação


Na primeira fase do convênio firmado pela OSX, o Senai será responsável por preparar os cursos, organizar o recrutamento e seleção e desenvolver as aulas, previstas para começar em novembro. Serão 185 turmas, divididas em 23 atividades profissionais, entre elas, soldadores, montadores de estrutura, montadores de tubulação, mecânicos, eletricistas e instrumentistas. A iniciativa conta com investimento de R$ 13 milhões e beneficiará, principalmente, moradores de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, onde está sendo instalado o superporto do Açu.

Fonte: O Diário RJ.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ingestão reduzida de sal deve ser regra


A recomendação da Organização Mundial de Saúde sobre a ingestão de até 5g de sal por dia deve ser mantida, apesar da publicação de recente estudo que indica que o consumo de sal não está relacionado à hipertensão. É o que diz a médica nefrologista Frida Plavnik, porta-voz da Sociedade Brasileira de Hipertensão. “Este é mais um estudo para entrar em uma briga. Há quem fale a favor, tem quem fale contra. Não acredito que ele tenha uma metodologia suficiente para ter o impacto que propõe. ”, explica.

Um estudo europeu comparou informações de 3.700 pessoas em oito anos e concluiu que as que ingeriam mais sódio (presente no sal e indicado como responsável pelo aumento da pressão) não estavam mais propensas a ter hipertensão e ainda tinham menor risco de morte por doenças cardíacas. A pesquisa foi publicada no "JAMA" (Journal of American Medical Association).

Para a médica, a pesquisa falha ao usar urina para detectar o consumo do sódio dos pesquisados e por usar uma única medida de pressão. “Coletar urina para detecção de sódio é tão cheio de variáveis que não costumamos usar nem em pacientes e raramente em pesquisas. O sódio fica dentro e fora das células, então é difícil avaliar sua ingestão pela excreção”, afirma.

Plavnik destaca ainda que o consumo de sódio não é o único responsável pela hipertensão, que leva à maioria das doenças cardíacas. “A hipertensão têm caráter predominantemente genético. É o fator hereditário que vai modular a resposta do rim para uma maior ou menor absorção do sal. Além disso, o excesso de peso e o sedentarismo interferem na pressão arterial”, conta.

Segundo ela, as organizações mundiais consideram as evidências: com o maior consumo de alimentos ricos em sal há maior retenção de líquido, o que aumenta o volume sanguíneo e piora a hipertensão. A Organização Pan-americana de Saúde fez uma recomendação assinada pelas Sociedades Brasileiras envolvidas no combate à pressão alta para que se chegue a um consumo de 5 gramas de sal por dia com uma redução gradativa até 2015 ou 2020. Hoje, os brasileiros consomem 12 gramas por dia de sal, mais do que o dobro aconselhado.

Fonte: Uol Notícias.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bombeiro Mirim com inscrições abertas em Campos


As inscrições para o Programa Bombeiro Mirim abriram ontem (13), às 09h, e se encerrarão hoje, quinta-feira (14), às 11h, na Fundação Municipal de Esportes (FME), na Rua dos Goitacazes, 499, no Bairro Turfe Clube, em Campos. Serão 60 vagas destinadas a crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 13 anos, de ambos os sexos. Segundo o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Mário Lopes, os interessados deverão se inscrever o quanto antes. “Nos anos anteriores, as vagas acabaram no primeiro dia de inscrição”, lembrou Lopes.

Os requisitos para fazer a inscrição é que o adolescente estude no turno da tarde, já que as aulas serão ministradas pela manhã, no período das 7h às 11h, na FMIJ, onde será servido café da manhã e almoço. As turmas devem iniciar o treinamento no dia 8 de agosto, quando começam as atividades da fundação e serão concluídas em quatro meses.

"O programa tem como finalidade promover o exercício da cidadania, com atividades voltadas para prevenção e combate a pequenos incêndios, salvamentos, primeiros socorros, Defesa Civil, proteção ao meio ambiente e projeto de desenvolvimento pessoal e social, como prevenção ao uso de drogas, noções de higiene, educação moral e cívica. Os participantes tornam-se referência para a família e amigos”, finalizou Lopes.

Fonte: O Diário RJ

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Previdência vai corrigir mais de 130 mil aposentadorias e pensões

Em cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério da Previdência Social vai revisar os benefícios de 131.161 segurados, como aposentados e pensionistas. Em setembro do ano passado, o Supremo determinou que o governo revisasse os benefícios concedidos no período de 5 de abril de 1991 a 1º de janeiro de 2004, que foram limitados ao teto previdenciário da época em que o trabalhador aposentou-se. Nesse período, quem tinha direito a receber mais do que o teto teve o benefício reduzido para se enquadrar no limite legal. Essa diferença acabou não sendo incorporada posteriormente. A decisão judicial de incorporar a diferença foi publicada no início deste ano.

A partir da folha de agosto, paga no início de setembro, 117.135 pessoas já começarão a receber as diferenças mensalmente. Segundo o ministro Garibaldi Alves, o segurado não precisa procurar a Previdência para solicitar a revisão, que será automática. “O aposentado receberá essa revisão sem precisar tomar nenhuma iniciativa”, garantiu. O impacto da revisão para os cofres da Previdência Social será de R$ 28 milhões por mês.

Quanto ao pagamento do retroativo, que soma R$ 1,69 bilhão, a Previdência ainda não sabe como irá proceder. Técnicos da pasta vão se reunir com o Ministério da Fazenda e com a Advocacia-Geral da União (AGU) amanhã (13) para definir como será feito o pagamento do passivo acumulado ao longo de todos esses anos. Uma das ideias é parcelar os atrasados, que tem valor médio de R$ 11,5 mil por segurado.

“Dependemos agora de uma decisão da equipe econômica”, disse o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild.

Fonte: Agência Brasil.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Começam hoje as inscrições para o concurso da Petrobras


Foi publicado edital para o concurso Petrobras 2011. O concurso Petrobras oferece 589 vagas para cargos de nível médio e superior. Do total de 589 vagas oferecidas, distribuídas por todo o país, 441 vagas são para cargos de nível médio (24 cargos), como técnico de contabilidade, técnico de segurança e técnico de manutenção, e 148 para cargos de nível superior (21 cargos), entre eles engenheiro de petróleo, engenheiro de produção, geólogo e químico.

A inscrição deverá ser efetuada, no período de 12 a 31 de julho de 2011, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). Para os(as) candidatos(as) que não dispuserem de acesso à Internet, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO disponibilizará, nos dias úteis, locais de inscrição credenciados com computadores, no período de 12 a 29/07/2011, entre 09 e 16 horas, horário oficial de Brasília, nos endereços constantes do Anexo IV do Edital.

Para os cargos de nível médio, o valor da inscrição é R$30,00, enquanto para os cargos de nível superior é R$45,00.

A remuneração mínima inicial varia entre R$ 1.801,37 e R$ 2.615,86, para cargos de nível médio, e entre R$ 5.770,31 e R$ 6.217,19, para cargos de nível superior. A Petrobras também oferece uma série de benefícios, como previdência complementar, plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.

As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP, Três Lagoas/MS e Vitória/ES, na data provável de 28 de agosto de 2011.

Os gabaritos das provas objetivas do concurso Petrobras 2011 serão divulgados na data provável de 29 de agosto de 2011.

O exame de capacitação física (exclusivamente para o cargo de Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior) será realizado nas cidades de Salvador/BA e Santos/SP.

O prazo de validade do Processo Seletivo Público Petrobras esgotar-se-á em seis meses, a contar da data de publicação do Edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.

O processo seletivo anterior, lançado em dezembro do ano passado pela Companhia, contou com cerca de 340 mil inscritos. Na ocasião, foram oferecidas 839 vagas. As convocações deste concurso estão em andamento.

Fonte: Concursos no Brasil.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Exposição de adesivos dos pré-candidatos é ilegal e poderá acarretar punição

Os proprietários de veículos e pretensos candidatos às próximas eleições, em Campos, devem ficar atentos com relação à propaganda extemporânea (fora de época). A juíza da 100ª Zona Eleitoral (ZE), Gracia Cristina Moreira do Rosário, alerta que os condutores de veículos com nomes de pessoas que podem concorrer às eleições municipais de 2012 fere a Lei 9.504/97 e podem ser punidos.

Fonte: O Diário RJ.

domingo, 10 de julho de 2011

Flamengo vence clássico e mantém vice-liderança


O Flamengo foi mais eficiente e venceu o Fluminense por 1 a 0, no Engenhão, terminando a décima rodada como o melhor carioca no Brasileirão até agora, beneficiado pelo empate do Botafogo com o Bahia, em Salvador. O autor do gol que manteve o rubro-negro na vice-liderança foi o meia Willians, de cabeça, em um jogo marcado pelo grande número de passes errados: 90 no total.

Com a quarta vitória seguida, o Fla chega a 19 pontos, três a menos do que o líder Corinthians. O Flu, superior na segunda parte do jogo, mas desperdiçando diversas chances, permanece com 12 pontos e ocupa a nona posição.

No próximo sábado, pela décima rodada, o Fluminense vai até o Couto Pereira enfrentar o Coritiba, às 18h30m. No domingo, às 16h, o Flamengo enfrenta o Palmeiras de Kleber e Luiz Felipe Scolari no Pacaembu

Fonte: O Diário RJ.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Prefeitura disponibiliza 1.700 bolsas para cursos de segurança

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Trabalho e Renda, continua investindo na qualificação dos profissionais para o mercado de trabalho. Nesta quinta-feira (07), uma nova parceria está sendo firmada com a Academia de Formação de Vigilantes (Aforvig), com a abertura de nove cursos na área de segurança privada. Serão disponibilizadas 80 vagas com bolsas integrais e 1.620 com bolsas parciais, sendo que o valor restante dos cursos poderá ser pago por meio de cartão de crédito, parcelado em até três vezes, conforme orientou o diretor geral da Aforvig, Aluizio das Graças de Souza.

O período de inscrição para concorrer à bolsa de 100% é de 11 a 15 de julho. Após este período, continuam as inscrições para as bolsas de 30% até o próximo dia 22. Os requisitos para inscrição são idade mínina de 21 anos e 5º ano (4ª série) o grau mínimo de escolaridade. Os interessados devem comparecer à sede da secretaria, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, portando cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF e comprovantes de residência e escolaridade.

Os cursos disponíveis são: Formação de Vigilante Patrimonial, Extensão em Transporte de Valores, Extensão em Escolta Armada, Segurança Pessoal Privada, Reciclagem Patrimonial, Reciclagem em Transporte de Valores, Reciclagem em Escolta Armada, Reciclagem em Segurança Pessoal Privada e Treinamento para Porteiros e Vigias.

Fonte: Site da PMCG.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Prefeitura paga ajuste do Plano de Cargos da Educação este mês

A Prefeitura de Campos vai pagar no final deste mês, junto com a folha de pagamento do funcionalismo, o ajuste da promoção no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério. A prefeita Rosinha Garotinho estendeu a aplicação do plano aos servidores em estágio probatório e tem desenvolvido, durante seu governo, uma política de valorização do servidor municipal estatutário.

Um dos exemplos dessa valorização diz respeito à categoria de professor, bem como os outros profissionais da Educação. O último reajuste de 6,51% concedido pela prefeita Rosinha ao funcionalismo elevou em mais de 63% o salário de pedagogo da rede municipal, no período de dezembro de 2009 a maio de 2011. O profissional que ganhava R$ 1.575,42 passou a receber R$ 2.568,72 a partir de maio.

Após a publicação do decreto 267/2011, assinado pela prefeita, haverá o ajuste nas letras que compõem a promoção dos servidores. A análise da titulação de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, na área de educação, apresentada pelos servidores, para a realização da progressão, já foi feita pela Secretaria de Educação. Os documentos foram encaminhados à Secretaria de Administração e Recursos Humanos para as providências necessárias, visando o pagamento.

Participaram do processo de análise de progressão funcional as habilidades realizadas dentro do cargo e função para os quais o servidor prestou concurso. Professores e pedagogos da rede municipal participaram do processo de enquadramento.

Tendo por base sempre os profissionais enquadrados na letra J, última faixa por tempo de serviço, o secretário de Administração e Recursos Humanos, informa que os professores da categoria I, com carga horária de 16h (da letra J), ganhavam em 2009, R$ 1.096,49 e passaram a ganhar R$ 1.535,82.

Os professores da categoria I, com carga horária de 20h, ganhavam R$ 1.370,61 e passaram a ganhar R$ 1.919,76. Já os professores da categoria II, com carga horária de 22h, ganhavam R$ 923,67 e passaram a ganhar R$ 1.293,75.

Fonte: Site da PMCG.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Melhorias e avanços são demonstrados na prestação de contas da Saúde


A solenidade de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (04), no Teatro Trianon, demonstrando a importância do trabalho que vem sendo realizado no município. A secretaria de saúde é uma das mais emblemáticas do governo municipal e sua meta nos próximos dois anos é avançar para ter uma saúde fluindo para atender cada vez melhor a população.

Através de números e comparativos com os anos anteriores, o secretário de saúde exibiu dados que mostram os avanços na área, citando o Programa Municipal de Imunização, onde coloca Campos como a única cidade do país a oferecer, gratuitamente, a vacina contra Hepatite A, lançada no mês de março deste ano com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve no município.

Através de um vídeo, foram demonstradas todas as ações realizadas pela secretaria, desde os programas como o Hiperdia, que já soma 11.994 atendimentos, Programa Saúde na Escola (PSE), que somente no primeiro trimestre deste ano realizou 1.300 atendimentos e doou 398 óculos de grau, Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ), o trabalho de assistência oferecido aos idosos do município, onde nos três primeiros meses deste ano foram efetuados mais de 44 mil atendimentos, até o Emergência em Casa, que com seis equipes (56 médicos, 32 técnicos de enfermagem, 2 enfermeiros e 24 motoristas) atuando 24 horas, atende uma média de 150 chamadas\dia.

Outra conquista é a marcação de consultas, com aumento de 451% na oferta das consultas reguladas. Em 2009 foram 357 mil consultas, contabilizadas a partir de outubro, 12.675 diárias nas UTIs e 33.836 internações. Em 2010, 2.683.014 consultas\ano, 36.461 internações, 16.563 diárias nas UTIs, somente nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011 já somam 487.296 consultas básicas e mais de 140 mil consultas especializadas.

Reformas de mais de 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), coleta de exames em mais de 40 UBSs, ampliação da assistência farmacêutica, passando de 136 medicamentos da Farmácia Básica disponibilizados em 2008 para 238 itens, cirurgia de redução de estômago (cirurgia bariátrica), com tudo pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assistência aos dependentes químicos, com instalação de uma clínica de reabilitação para jovens e adultos no município, mais de 15 mil meninas foram imunizadas contra HPV, marcação de consultas nas 88 UBS, uma vez que antes acontecia apenas nos quatro grandes hospitais da cidade e o Estratégia Saúde na Família (ESF), também foram citados na Prestação de Contas da Secretaria de Saúde.

Fonte: Site da PMCG.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Trânsito modificado em Guarus nesta sexta-feira


Os motoristas que trafegam pela Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, em direção ao Centro da cidade, vão ter que modificar o percurso, a partir desta sexta-feira (01), já que uma mudança que vai ser feita pela Empresa Municipal de Transportes (Emut), vai desviar o tráfego da Rua Arlindo Gregório Barbeitas, passando pela Rua Casimiro de Abreu.

A mudança no trânsito começou a acontecer a partir das 9h. A previsão do diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Emut, Paulo Dias, é que a obra dure em torno de seis dias. Segundo ele, desde ontem (30), profissionais da Emut trabalharam na sinalização e a Guarda Civil Municipal já estava trabalhando na orientação dos motoristas. Outra medida que visa ajudar no controle do tráfego é a sincronização do semáforo que funciona no local.

O trânsito será desviado em função das obras que vão garantir a construção de galerias pluviais, ligando as ruas do bairro às novas galerias que estão sendo construídas na Avenida José Carlos Pereira Pinto e à Avenida Francisco Lamego.

Os carros que normalmente circulam pela Rua Arlindo Gregório Barbeitas vão ter que utilizar a Rua Casimiro de Abreu, passando pela Avenida Francisco Lamego, antes de acessar a Ponte Saturnino de Brito, da Lapa, em diração ao Centro da cidade.

Na tarde de ontem (30), o trabalho de ampliação da pista de subida da Ponte Saturnino de Brito foi feito pelos operários da empresa responsável pela obra, para possibilitar a passagem dos caminhões de maior porte.

Fonte: Site da PMCG.