quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Saúde promove várias ações pelo Dia Mundial do Diabetes


O Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta segunda-feira (14), será lembrado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria de Saúde de Campos, com uma série de atividades elaboradas pelo Programa de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia). As ações vão acontecer em uma tenda montada na Praça São Salvador, das 9h às 16h.

A equipe do programa fará teste de glicemia, medição de pressão arterial e orientação sobre as formas de prevenção das duas doenças, que normalmente estão associadas. Uma nutricionista vai esclarecer dúvidas sobre alimentação saudável e atividades físicas necessárias.

- Também faremos o cadastramento de portadores que fazem uso de medicação da rede pública, para que eles possam obter acompanhamento em um dos pólos do Hiperdia, inclusive no Pé Diabético, onde pacientes com lesão têm acesso à endocrinologista, cirurgião vascular, ortopedista, clínico geral, nutricionista, podólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos em enfermagem - informa a coordenadora do Hiperdia, Maria Fernanda Gomes.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, destaca que o evento é aberto a toda comunidade. O objetivo é alertar as pessoas sobre uma doença grave e que, na maioria das vezes, só é diagnosticada quando os portadores apresentam complicações, como insuficiência renal, problemas de visão e perda da sensibilidade nos pés, entre outras.

Fonte: PMCG.

Nenhum comentário: