quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Rios Paraíba e Muriaé deixam Defesa Civil de Campos em alerta


A Defesa Civil Municipal está monitorando os níveis dos rios Muriaé e Paraíba do Sul, que receberam grande volume de água a partir de segunda-feira (28). Devido às intensas chuvas que caíram na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, e no Rio de Janeiro, e também na região da Mata Mineira, os níveis de ambos os rios subiram. Em pouco mais de 24 horas, o Paraíba do Sul subiu 1,87m, e alcançou nesta terça-feira, a cota de 7,90m, na medição das 18h e a taxa de 8,12m às 6h desta quarta-feira (30).

O secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, já determinou regime especial de estado de alerta, tendo em vista o alerta dado pela Defesa Civil Estadual para todos municípios, em função da previsão meteorológica que indica chuvas e temporais até sexta-feira.

- Existe um grande volume de água no rio Paraíba do Sul que passa por Campos, vinda de São Paulo e de Minas, que através do Rio Muriaé, deságua no Rio Paraíba do Sul, na chegada de Campos, no setor Oeste da cidade. Na região da Mata Mineira, a previsão é que chova 43mm nos próximos três dias e isso certamente trará grande volume de água pelo Muriaé, que vai elevar ainda mais o nível do Rio Paraíba do Sul, na zona urbana de Campos. O Muriaé, nas ocasiões de intensas chuvas por tempo prolongado, pode alagar a região habitável da comunidade de Três Vendas – informou o secretário de Defesa Civil de Campos.

Henrique ressalta que tem atenção especial com a comunidade de Três Vendas. “A comunidade de Três Vendas tem preocupação com a qualidade da obra de contenção que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou num canal que drena água de uma grande região alagadiça da zona rural do município de Cardoso Moreira. Caso o Muriaé tenha muito volume de água e rompa a contenção, a comunidade correrá risco. Por isso, estamos em estado de alerta”, completa Henrique Oliveira.

Fonte: Campos 24 Horas.

Nenhum comentário: