terça-feira, 5 de julho de 2011

Melhorias e avanços são demonstrados na prestação de contas da Saúde


A solenidade de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (04), no Teatro Trianon, demonstrando a importância do trabalho que vem sendo realizado no município. A secretaria de saúde é uma das mais emblemáticas do governo municipal e sua meta nos próximos dois anos é avançar para ter uma saúde fluindo para atender cada vez melhor a população.

Através de números e comparativos com os anos anteriores, o secretário de saúde exibiu dados que mostram os avanços na área, citando o Programa Municipal de Imunização, onde coloca Campos como a única cidade do país a oferecer, gratuitamente, a vacina contra Hepatite A, lançada no mês de março deste ano com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve no município.

Através de um vídeo, foram demonstradas todas as ações realizadas pela secretaria, desde os programas como o Hiperdia, que já soma 11.994 atendimentos, Programa Saúde na Escola (PSE), que somente no primeiro trimestre deste ano realizou 1.300 atendimentos e doou 398 óculos de grau, Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ), o trabalho de assistência oferecido aos idosos do município, onde nos três primeiros meses deste ano foram efetuados mais de 44 mil atendimentos, até o Emergência em Casa, que com seis equipes (56 médicos, 32 técnicos de enfermagem, 2 enfermeiros e 24 motoristas) atuando 24 horas, atende uma média de 150 chamadas\dia.

Outra conquista é a marcação de consultas, com aumento de 451% na oferta das consultas reguladas. Em 2009 foram 357 mil consultas, contabilizadas a partir de outubro, 12.675 diárias nas UTIs e 33.836 internações. Em 2010, 2.683.014 consultas\ano, 36.461 internações, 16.563 diárias nas UTIs, somente nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011 já somam 487.296 consultas básicas e mais de 140 mil consultas especializadas.

Reformas de mais de 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), coleta de exames em mais de 40 UBSs, ampliação da assistência farmacêutica, passando de 136 medicamentos da Farmácia Básica disponibilizados em 2008 para 238 itens, cirurgia de redução de estômago (cirurgia bariátrica), com tudo pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assistência aos dependentes químicos, com instalação de uma clínica de reabilitação para jovens e adultos no município, mais de 15 mil meninas foram imunizadas contra HPV, marcação de consultas nas 88 UBS, uma vez que antes acontecia apenas nos quatro grandes hospitais da cidade e o Estratégia Saúde na Família (ESF), também foram citados na Prestação de Contas da Secretaria de Saúde.

Fonte: Site da PMCG.

Nenhum comentário: