quarta-feira, 1 de junho de 2011

Necessidade de doação de sangue no Hemocentro Regional com URGÊNCIA


Desde o período das férias, o estoque de sangue do Hemocentro Regional, que funciona no Hospital Ferreira Machado, está com um déficit que chega a 80%. A situação é considerada crítica e o número de doações diárias continua muito abaixo das 70 preconizadas pelo Hemocentro.

Além da redução no número de doadores, o Hemocentro está sendo cada vez mais exigido pelos hospitais de Campos. A medicina evoluiu e o número de cirurgias realizadas na cidade vem aumentando bastante, inclusive as de alta complexidade. Como somos cortados pela BR, atendemos a muitas vítimas de acidentes que, de acordo com a gravidade, podem precisar de um grande número de bolsas no período de internação. Para atender a essa crescente evolução na demanda, são necessárias mais doações.

Diariamente, a equipe do Hemocentro vem ligando para os doadores, fazendo um serviço de "formiguinha". Ligam para todos os aptos a doar do nosso cadastro. Verificam o tempo entre uma doação e outra que é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Também contam com a Unidade Móvel que percorre vários pontos da região.

Este mês a Unidade Móvel estará na Praça São Salvador nos dias 02 e 06 e na sede da Prefeitura no dia 07. O horário de atendimento da unidade móvel é sempre das 8h às 17h. Para doar, é preciso levar um documento original com foto, pesar mais de 50 quilos, ter idade entre 18 e 65 anos. Não é necessário estar em jejum, mas é importante não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Antes da doação, o voluntário passa por entrevista, para verificar se está apto a doar.

Referência regional em hemoterapia, o Hemocentro atende toda demanda das redes pública e privada de Campos dos Goytacazes e mais 16 municípios das regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro.

Fonte: O Diário RJ.

Nenhum comentário: