segunda-feira, 20 de junho de 2011

Empresário que pilotava helicóptero que caiu na BA tinha licença vencida, segundo site da Anac




O empresário que pilotava o helicóptero que caiu na Bahia na sexta-feira (17) estava com as habilitações para pilotar helicópteros vencidas, de acordo com a página da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na internet. Segundo uma fonte da Aeronáutica, o empresário teria usado a matrícula de outro piloto para ter sua decolagem liberada no aeroporto de Porto Seguro.

Na página da Anac, a informação é que todas as habilitações de Almeida para pilotar helicópteros estavam vencidas. A última perdeu a validade em 2006. O exame médico de capacitação física era válido até 30 de agosto de 2006.

De acordo com uma fonte da Aeronáutica ouvida pelo Fantástico, o empresário teria ligado por telefone para a torre de controle de Porto Seguro e usado a matrícula de Felipe Calvino Gomes, de 30 anos, que mora no Rio de Janeiro e está com a habilitação em dia.

Por telefone, Gomes afirmou que foi contratado por Almeida na semana passada e disse estar surpreso por ter seu nome usado pelo empresário.

A Anac informou que só vai se manifestar depois que, em Porto Seguro, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) -- que está no comando das investigações -- fizer um relatório parcial. O órgão tem 30 dias para concluir esse trabalho.

O acidente aconteceu no início da noite de sexta. O helicóptero do tipo esquilo saiu do Aeroporto Internacional de Porto Seguro com destino a um hotel de luxo na praia de Trancoso. O trajeto de 15 km foi feito debaixo de forte chuva. A aeronave caiu no mar a 200 metros da praia de Itapororoca, já em Trancoso.

Sete pessoas estavam a bordo. Quatro tiveram os corpos resgatados no sábado: Fernanda Kfuri, ex-mulher de Bruno Gouveia, vocalista do grupo Biquíni Cavadão; o filho deles, Gabriel, de 2 anos; a babá Norma Batista de Assunção, de 49 anos; e Luca Kfuri de Magalhães Lins, de 4 anos, filho da empresária Jordana Kfuri Cavendish e de José Luca Magalhães Lins – que não estava no helicóptero.

Três pessoas estão desaparecidas: o piloto; Mariana Noleto, de 20 anos, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio Sérgio Cabral; e a empresária Jordana Kfuri Cavendish.

Na noite do acidente, uma outra viagem seria feita. Depois de deixar as seis pessoas no resort de Trancoso, o piloto voltaria para pegar um outro grupo em Porto Seguro. Entre eles, o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o filho dele.

Buscas
As buscas pelo helicóptero que caiu na Bahia começaram às 8h da manhã deste domingo (19) com lanchas da Capitania dos Portos e com embarcações particulares. Mais tarde, um navio da Marinha equipado com sonar fez uma varredura em áreas mais distantes da praia. Helicópteros da Polícia Militar e da Aeronáutica deram apoio.

Pela manhã, o mar ajudou as equipes de resgate. A maré estava baixa e a profundidade não passou de cinco metros. Por isso, os homens trabalharam principalmente no local da queda da aeronave.

A família de Marcelo Mattoso Almeida contratou mergulhadores da região. “Se não conseguir, a gente vai buscar ainda uma outra alternativa, que são os barcos de pesca de camarão. Como eles têm redes de arrastão, para ver se passa o arrastão e agarra no helicóptero”, disse o advogado da família, Loredano Aleixo Júnior.

Enterros
Neste domingo, no Rio, foram enterrados os corpos de Fernanda Kfuri e o filho Gabriel.

O vocalista da banda Biquíni Cavadão, Bruno Gouveia, carregou o caixão do filho de 2 anos, que morreu na queda de um helicóptero na Bahia. “O Bruno perdeu hoje duas pessoas extremamente importantes da vida dele. Ele está sofrendo muito, é talvez o dia mais triste da vida dele. É um momento que precisa ter pra ele”, disse o tecladista do Biquíni Cavadão, Miguel Flores, sobre o vocalista.

Luca, de 4 anos, filho de Jordana Kfuri e sobrinho de Fernanda, foi enterrado ontem, no Rio. A babá das crianças, Norma Assunção, foi sepultada na Bahia.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: