quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aproximadamente 18 milhões de pessoas ainda não declararam IR

Faltando 24 dias para terminar o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2011, relativas ao ano-base 2010, cerca de 18 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento, informou nesta terça-feira (5) o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir.

De acordo com Adir, 6,1 milhões de declarações foram entregues até as 15h desta terça-feira (5). A expectativa do Fisco é de receber 24 milhões de documentos neste ano. O prazo formal vai até o dia 29 de abril. Quem perder a data limite, está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.

O supervisor do IR observou, porém, que o ritmo de entrega subiu nos últimos dias. No primeiro mês de entrega do documento, em março, dados da Receita Federal mostraram que o ritmo de apresentação do documento estava um pouco mais baixo do que o registrado em 2010. Na parcial até hoje, porém, o volume já está igual ao registrado no mesmo período do ano passado (6,1 miilhões de documentos).

A Receita alerta para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acumulo de acessos ao endereço do órgão. O Fisco lembra ainda que o sistema de transmissão das declarações fica fora do ar no período de 1h e 5h da madrugada. Entretanto, o programa de preenchimento pode ser baixado a qualquer hora.

De acordo com especialistas, quem manda o documento mais cedo, sem erros ou omissões, tem mais chances de receber a restituição - quando houver direito a tal - nos primeiros lotes, pagos em meados de junho e de julho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano, pagos por volta do dia 15 de cada mês.

Nenhum comentário: