quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sobe o número de mortos na Região Serrana do Rio

Mais de 250 corpos haviam sido resgatados ontem até as 21h de ontem após o forte temporal que atingiu a Região Serrana do Rio desde a noite de terça-feira até a madrugada de ontem (12). Choveu mais em menos de 24 horas mais que o esperado para um mês, e as cidades sofreram com desabamentos de imóveis e enxurradas. Somente em Teresópolis, eram 130 mortes até então, devido a deslizamentos de terra, de acordo com informações da Prefeitura.
No município, bastante afetado pela chuva, já eram mais de dois mil desabrigados, que foram encaminhados para o Ginásio Pedrão, além de escolas e outras instituições no Centro.

Em Nova Friburgo foram computadas 107 mortes até as 21h, sendo 59 somente na localidade de Serrinha. Entre as vítimas estão três bombeiros, que trabalhavam no resgate das vítimas, quando foram soterrados por um novo deslizamento de terra. Já em Petrópolis, até o mesmo horário, segundo o governo do estado, foram registradas 20 mortes. Nos três municípios os óbitos já somavam 257 até as 21h.

Bairros isolados e dificuldade de comunicação

O governador Sérgio Cabral solicitou ao comandante da Marinha, almirante Júlio Moura, a disponibilização de aeronaves para o deslocamento de homens e equipamentos do Corpo de Bombeiros aos municípios da região. Helicópteros das polícias Civil e Militar partiram ainda cedo com equipes e suprimentos.

Após sobrevoar os municípios atingidos, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão classificou a situação como bastante grave, principalmente em Teresópolis e Nova Friburgo. Ele disse que, em alguns locais, o acesso por terra era impossível. “Nunca vi nada igual, nem mesmo nos deslizamentos em Angra dos Reis ano passado. É o momento de ver o que pode ser feito para resolver a situação dessas pessoas, buscando, principalmente, desobstruir as estradas e garantir o acesso de serviços e apoio”, afirmou.

A prefeitura de Nova Friburgo decretou estado de emergência. A precipitação de chuva chegou a 260 milímetros (mm) em 24 horas, superior ao esperado para todo o mês de janeiro (180 mm). O fornecimento de energia elétrica foi interrompido e, segundo o tenente-coronel Alexandre Rocha, que coordena os trabalhos na Central Operacional da Defesa Civil do estado, há dificuldade de comunicação telefônica fixa e móvel.

Nos distritos turísticos de Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, a população está sem água, luz e telefone desde a madrugada. O acesso a Nova Friburgo foi interrompido por causa da queda de barreiras na RJ 142.
Em Teresópolis, vários bairros estão isolados e também falta energia elétrica em algumas áreas.

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/regiao/

Nenhum comentário: