sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Programação religiosa de Santo Amaro tem ponto alto neste sábado


Tradicional festa da Baixada Campista, a 268ª Festa de Santo Amaro, padroeiro da localidade, terá seu ponto alto neste sábado (15), dia dedicado ao santo e feriado municipal. A programação terá início ainda de madrugada, quando a partir das 3h será iniciada a série de seis missas solenes no interior da Igreja de Santo Amaro, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças. À tarde, às 15h, moradores e visitantes poderão assistir a tradicional cavalhada, uma encenação da luta entre cristãos e mouros.

Às 18h, está marcada a procissão e, às 19h, acontece a missa campal no palco oficial, montado na praça de Santo Amaro. Mais tarde, o grupo Rosa de Saron se apresenta a partir das 21h. A programação, iniciada no último dia seis, será fechada com o show do cantor Daniel, no domingo (16), às 22h.

Missas - Seis missas solenes serão realizadas na Igreja da localidade, no dia de Santo Amaro. Elas acontecerão às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h e 13h e prometem reunir milhares de peregrinos que caminham até o distrito, num percurso de até 40km, em agradecimento a alguma graça recebida. Tão importante quanto à missa para os fiéis que, neste ano ganhou formato de roteiro turístico, batizado de “Caminho de Santo Amaro”, a Sala dos Milagres recebe neste dia os pagadores de promessa.

Cavalhada - Depois das missas, moradores e fiéis voltam a se reunir na principal praça da localidade para a apresentação da tradicional cavalhada, a partir das 15h. Montados em cavalos, dois grupos de homens de diferentes idades representam os cristãos e mouros. Constituída há 1.500 anos, a cavalhada de Santo Amaro reproduz o duelo por causa do amor que um rei mouro sentiu pela filha do rei cristão.

Rosa de Saron - A banda católica de rock, Rosa de Saron, vai ser atração na localidade de Santo Amaro. O grupo, formado em 1988, na cidade de Campinas, sobe ao palco oficial, montado na praça, próximo à Igreja, a partir das 21h, cantando os grandes sucessos “Sem Você”, “Menos de um Segundo”, entre outros.


Fonte: Site da PMCG.

Nenhum comentário: