segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Prefeitura vai implantar projeto inovador na Campos-Farol


O trecho urbano da rodovia RJ-216 (Campos-Farol de São Tomé) será duplicado e as obras vão ser realizadas pela prefeitura, a partir dos primeiros meses de 2011, compreendendo o trecho entre o trevo do final da Avenida 28 de Março, na entrada do bairro da Penha, até a entrada de Goitacazes, nas proximidades da Coagro, antiga Usina São José, numa extensão de cerca de 6km, com ciclovia central.

De acordo com informações do Coordenador de Infraestrutura, Antônio José Petrucci, a obra já tem autorização do Estado e custará R$ 56 milhões porque, além da duplicação da RJ-216, custeará também as obras de infraestrutura, urbanização e tratamento paisagístico de duas avenidas marginais que vão servir de vias auxiliares, desde o trevo da Penha até o Trevo da Rodovia dos Ceramistas, contemplando moradores dos bairros Santo Antônio, Imperial, Tropical e Donana.

Além das obras de infraestrutura, com galerias para drenagem da rodovia Campos-Farol nas duas avenidas marginais, o trecho entre o trevo da Penha e a entrada de Goitacazes também será dotado de uma segunda ponte sobre o Canal Coqueiros, em Donana, onde será construída uma moderna rotatória, com retorno. A autovia será também dotada de uma ciclovia - continuidade da Ciclovia Patesko - que percorre a faixa central da Avenida 28 de Março e que será estendida até Goitacazes, após o Hospital São José e próximo à Usina Coagro, antiga São José.

Via expressa de padrão internacional - Antônio José Petrucci ressalta que trata-se de um projeto inovador em termos de mobilidade urbana na região e que é compatível com as auto vias de países do primeiro mundo. Ele acrescenta que o sistema de iluminação permitirá que ciclistas e pedestres transitem pela extensa ciclovia em segurança.

- Será uma via expressa, com obras de qualidade compatível com as autovias de países do primeiro mundo, tanto pela concepção do projeto como pela qualidade das obras que serão implementadas naquele trecho da via. Trata-se de um trecho urbano de uma rodovia que, nos últimos anos, tem apresentado um fluxo crescente de veículos de todos os tipos, inclusive, de passageiros e cargas (ônibus, microonibus, vans, motos e carretas). Com a duplicação da rodovia, cada pista terá duas faixas de rolamento por sentido de trânsito e acostamentos, ou seja, terá quatro faixas e dois acostamentos, além das vias marginais que permitirão a circulação periférica de veículos dos bairros cortados pela rodovia, sem que, necessariamente, precisem transitar na via principal - concluiu.

Fonte: Site da PMCG.

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