terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Prefeita Rosinha interdita ponte por medida de segurança


A Prefeita Rosinha Garotinho interditou a Ponte Barcellos Martins na tarde desta segunda-feira (17), depois do alerta da Defesa Civil Estadual. A prefeita explicou que uma equipe do Corpo de Bombeiros, em parceria com a prefeitura, vinha fazendo a limpeza dos pilares da ponte quando verificou o risco. Rosinha Garotinho pediu a colaboração da população, mas a medida é de prevenção, por isso, pedestres, ciclistas e motociclistas, que costumam utilizar esta ponte, deverão fazer outro trajeto até que uma avaliação técnica seja feita e a ponte seja liberada.

Por orientação dos tenentes-coronéis dos bombeiros, Wellington Jordão e Rodolfo Corrêa, a Prefeita Rosinha determinou a interdição da ponte, imediatamente. “O volume do rio aumentou muito, assim como a correnteza e a previsão é de que o Paraíba receba mais água nas próximas horas. As comportas estão liberando quase quatro vezes o volume normal de água. Então, acatamos a sugestão dos tenentes-coronéis e fechamos, preventivamente, a ponte. Não podemos brincar com a vida das pessoas. É melhor prevenir do que remediar”, disse a prefeita, acrescentando que seria arriscado aguardar uma avaliação técnica.

O tenente-coronel Jordão informou que a limpeza dos pilares é feita, com frequência, e os mergulhadores informaram que não seria possível, neste momento, devido ao conjunto de fatores que estavam colocando em risco a estrutura centenária. “Houve um aumento do volume de lixo e água. A correnteza também está forte e esta ponte é antiga. Então, nestes casos, optamos pela segurança e sugerimos à prefeita que interditasse a ponte”, disse o bombeiro.

Logo depois do anúncio, a prefeita entrou em contato com o comandante da Guarda Civil Municipal, major Francisco Melo, para que tomasse as providências. Guardas Municipais foram para o local orientar os usuários da ponte, já que o horário era de volta para casa para quem mora em Guarus e trabalha no Centro ou vice-versa e evitar transtornos no trãnsito. “A ponte ficará interditada até que não represente riscos à população”, disse o comandante da Guarda.

O secretário de Defesa Civil Municipal, Marco Soares, informou que o município está em alerta total para atender às famílias ribeirinhas. “Estamos aumentando as nossas equipes para esta madrugada e, caso haja alguma situação de emergência, a população pode ligar para o 199”, disse o secretário de Defesa Civil.

Fonte: Site da PMCG.

Nenhum comentário: