terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ponte Barcellos Martins já está com tráfego liberado


Após seis dias interditada ao tráfego de pedestres, ciclistas e motociclistas, a Ponte Barcellos Martins foi reaberta pela Defesa Civil Municipal, na tarde de ontem. O secretário municipal de Obras e Urbanismo, César Romero, mostrou o laudo técnico do monitoramento físico e topográfico da ponte e afirmou ela não há apresenta danos. Porém, segundo o próprio secretário, a ponte poderá ser interditada novamente caso o Rio Paraíba do Sul atinja a cota dos 9.40m.

Romero esclareceu que o monitoramento mostrou que, mesmo o com Paraíba tendo atingido a cota de 10.20m na semana passada, a estrutura não sofreu abalo. “Mas por precaução ela voltará a ser interditada se o rio subir devido ao efeito hidrodinâmico formado por galhos e árvores que ficam presos nos pilares, podendo comprometer a estrutura da ponte”.

De acordo com Romero, assim que o nível do rio baixar a 6.40m, uma empresa especializada em pontes fará nova avaliação para ver que tipo de reforma será necessária, já que as últimas foram em 1997, no então governo Anthony Garotinho. Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Rodolfo Corrêa, a interdição ocorreu porque houve dúvida se a pressão da água e o acúmulo de lixos e detritos nos pilares poderiam ou não aumentar o arrasto das bases. “Com o rio cheio era inviável aos engenheiros da Prefeitura fazerem um laudo técnico, dando permissão ou não de tráfego naquele momento. Hoje a condição é mais confortável”, comentou.

A reabertura agradou a população, principalmente os moradores de Guarus que atravessam para o Centro todos os dias para trabalhar. “A gente tinha que dar uma volta enorme. Pra eu chegar ao meu trabalho, atravessava a Ponte General Dutra, aumentando ainda mais o meu percurso”, disse a auxiliar de serviços gerais Danusia da Silva Santos, 32 anos.

Defesa Civil realiza estudo paara analisar possibilidade de cheias

O secretário de Defesa Civil Municipal, Marco Soares, lembrou que 178 municípios da Zona da Mata Mineira, Vale do Paraíba e Sul Fluminense influenciam nas cheias na região, e informou que uma equipe técnica do órgão realiza um estudo para ver se há previsão de precipitação pluviométrica considerável nas cabeceiras dos rios. “Se isso acontecer, o nível do Paraíba volta a subir. Por isso seria imprudente de nossa parte tirar as famílias da Ilha do Cunha do abrigo para depois removê-las de novo. O nível do rio não está numa cota segura. Por isso aguardamos o estudo para que possamos agir. Faremos uma inspeção nas casas na Ilha do Cunha e as famílias vão receber kits para limpar os imóveis. Vamos disponibilizar caminhões para as mudanças”, ressaltou

Fonte: http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/ponte-barcellos-martins-e-reaberta-apos-o-rio-baixar/

Nenhum comentário: