terça-feira, 25 de janeiro de 2011

É preciso pesquisar na hora de comprar material escolar


Os pais de alunos devem fazer uma boa pesquisa, buscando os melhores preços nas papelarias, lojas de departamentos e, também, nas lojas virtuais, antes de comprar o material escolar. O alerta é da secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares. “Os nossos técnicos identificaram diferença de até 100% nos preços de um mesmo produto”, informa.

Dez estabelecimentos foram visitados pelos técnicos entre os dias 10 e 14 deste mês e pesquisaram os preços de 54 produtos. “O trabalho tem como objetivo identificar as melhores promoções e acompanhar a evolução dos preços dos produtos, que neste período estão bastante aquecidos”, ressalta Rosangela.

- Não comprem toda a lista em um único estabelecimento, pesquisem em pelo menos mais dois similares. É interessante diversificar os locais de compras, aproveitando as melhores promoções de cada estabelecimento - orienta.

Segundo a secretária, só devem ser adquiridos os itens que serão utilizados no projeto pedagógico do aluno e de seu uso individual. Os materiais de uso coletivo deverão estar embutidos no custeio da escola e, portanto, fazer parte da mensalidade escolar.

- As escolas não podem exigir marcas, modelos ou determinar o estabelecimento comercial para a compra. O consumidor é livre para escolher onde e como vai fazer suas compras - alerta a secretária.

Os técnicos do Procon orientam que nem sempre os materiais mais caros ou sofisticados são os mais adequados. Eles ressaltam que os que trazem os personagens da moda têm sempre os preços mais elevados. Por isso, a escolha deve ser criteriosa. “As crianças ficam entusiasmadas na hora da compra do material, porém, levá-las às compras nem sempre é uma boa idéia. Sejam cuidadosos e só adquiram os produtos que aliem preço e qualidade”, recomenda.


Ítens que não podem ser solicitados dos alunos:

Copos descartáveis
Lenços descartáveis
Pratos descartáveis
Sabonetes
Papel Higiênico
Algodão
Álcool
Canetas para lousa
Bexigas para soprar
Creme dental
Disquetes
CDs
Fitas ou cartucho para impressora
Tonner para impressora
Giz Branco ou colorido
Pregador de roupas
Grampeador
Grampos
Esponja para louças
Material de limpeza em geral
Tinta para mimeógrafo
Guardanapos
Medicamentos (todos)
Kit de primeiros socorros

Fonte: Site da PMCG.

Nenhum comentário: