segunda-feira, 1 de novembro de 2010

TSE conclui apuração dos votos do segundo turno

Dilma Rousseff (PT) foi eleita a primeira mulher presidente da República. Ela disputou o segundo turno com José Serra (PSDB). A petista recebeu 55.752.529 votos, o equivalente a 56,05% dos votos válidos (que exclui brancos e nulos). Serra obteve 43.711.388 votos (43,95% dos votos válidos).

Outros 2.452.597 de eleitores votaram em branco para presidente, o equivalente a 2,30% do total, enquanto 4.689.428 anularam seus votos, 4,40% do total de eleitores que foram às urnas. Tanto o número de votos brancos quanto o de nulos foi menor do que no primeiro turno das eleições.

Os dados do TSE indicam ainda que a abstenção foi de 21,5%. Foram 29.197.152 de eleitores que não compareceram para votar em todo o país, do total de 135.804.433 que formam o eleitorado brasileiro.

Este é o maior índice de abstenções desde as eleições de 1989, quando o Brasil voltou a eleger seu presidente de forma direta, segundo o TSE. A maior abstenção nestas eleições foi registrada no Maranhão, onde 29,52% dos eleitores cadastrados não votaram.

Além do cargo de presidente da República, os eleitores brasileiros de oito estados e do Distrito Federal também elegeram neste domingo seus governadores. O ritmo de apuração dos votos neste segundo turno foi recorde, afirmou o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski.

Às 20h04 – pouco mais de uma hora após a conclusão da votação – o TSE confirmou o resultado oficial da disputa para presidente.

"Uma hora depois de encerrada a votação já tínhamos um resultado que pacifica o país, que tranquiliza o país, por mais acirrada que tenha sido a disputa. Estamos aperfeiçoando o envio de dados via satélite. O atraso relativo no primeiro turno deveu-se ao fato de que houve um momento em que ficava congestionado. No segundo turno, fizemos com que as localidades mandassem dados criptografados em horários diferentes para não congestionar", afirmou o presidente do TSE em coletiva no domingo (3).

Na manhã desta segunda-feira, restavam apenas 22 urnas para serem apuradas, todas no Acre. A dificuldade de acesso foi o principal motivo do atraso. O estado foi o último a concluir a apuração, o que acabou atrasando a divulgação final dos resultados.

A última urna a ser computada estava em uma aldeia indígena próxima ao município de Mansio Lima, a cerca de 650 quilômetros da capital Rio Branco, na fronteira com o Peru, e teve de ser transportada de barco.

Fonte: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/11/tse-conclui-apuracao-dos-votos-do-segundo-turno.html

Nenhum comentário: