quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Campos terá sistema de monitoramento já em 2011

O Prefeito Nelson Nahim determinou que gestores das áreas de segurança pública e de tecnologia adotem providências para a aquisição de câmeras para implantação do sistema de monitoramento em pontos vulneráveis da cidade. A determinação do prefeito foi feita após receber dados dos levantamentos realizados pela Coordenadoria de Segurança Pública, com detalhamentos da área de segurança, feitos pelo coordenador de Segurança Pública, coronel Alcemir Pascoutto; e pelo comandante da Guarda Civil Municipal, major Francisco Mello. A análise de cunho tecnológico foi feita pelo presidente do Cidac, Ranulfo Vidigal; pelo diretor de Tecnologia do Cidac, Robson Cola; e pelo diretor de Base de Dados do Cidac, Ronaldo Padilha.

Ao final, o prefeito considerou os custos e outras questões que envolvem a implantação do sistema, como a instabilidade fiscal, mediante a possibilidade de redução da receita dos royalties, mas foi enfático. “O governo federal faz convênio com as prefeituras para a área de segurança mas, depois, pode cancelar e aí a responsabilidade em manter o programa é do prefeito, mas trata-se de uma questão de segurança pública e precisamos assumir este compromisso com a população de Campos”, ponderou o Prefeito Nelson Nahim.

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (17), o prefeito quis saber dos resultados das reuniões feitas nas últimas semanas com autoridades da área policial e com dirigentes da Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL). "Na última reunião, as lideranças da CDL elogiaram o projeto e se disseram dispostas a participar em parceria. Fizemos um trabalho de identificação dos pontos vulneráveis da cidade, em conjunto com as Polícias Civil e Militar", disse o coronel Pascoutto que, ao lado do major Francisco Melo, apresentou os relatórios aos prefeitos e ressaltou detalhes das especificações dos equipamentos.

― Nós optamos por apresentar dois sistemas de câmeras: a speed dome e a que utiliza o software OCR, porque este permite que, da Central de Monitoramento, possamos identificar letras e números de placas de veículos oferecendo, portanto, um sistema de segurança mais eficiente, com controle nas entradas e saídas da cidade ― observou Pascoutto.

O presidente do Cidac, Ranulfo Vidigal, destacou que várias políticas públicas da área de segurança implementadas pelos municípios, como a do sistema de monitoramento de câmeras, são de obrigação do governo federal e que iniciativas como a do Prefeito Nelson Nahim implicam em coragem e comprometimento com a população.

― O prefeito determinou a implantação do projeto piloto de monitoramento ao longo do primeiro semestre de 2011. Mesmo não sendo de responsabilidade direta do prefeito, ele entende que segurança é algo importante e deixou espaço aberto para a participação da CDL, que se manifestou favorável a participar no sistema ― , observou Vidigal.

Fonte: Site da PMCG.

Nenhum comentário: